domingo, 18 de setembro de 2011

se alimenta Ao redor da abertura, chamada arquêntero, as medusas ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto. As medusas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.
nao tem dentes. mas seus tentaculos agarram as vitimas que levam a seu sistema digestivo iniciando numa boca central com uma especie de pinça.
São cnidários da classe Scyphozoa. São seres medusóides.Se alimentam de animais de vários tamanhos e de plancton. Tem o tamanho aproximado de um pires com corpo translúcido geralmente colorido (laranja, rosa, púrpura etc) Possui vários tentáculos de vários tamanhos e braços orais (4) que são mais visíveis do que os tentáculos. Existem nematocistos nos tentáculos e braços orais que produzem queimaduras dolorosas.
Seus gametas se desenvolvem no estômago e as suas gônadas podem ser vistas através do seu corpo trasparente. Os óvulos e espermatozóides são eliminados pela boca. A fecundação e odesenvolvimento inicial, pode ocorrer na água do mar ou então o ovo pode se abrigar nos braços orais. Em ambos os casos existe uma fase de larva plânula livre nadante que se desenvolve para larva polipóide (cifístoma), com o tamanho aproximado aproximado da hidra (parece uma plantinha com tentaculos fixada no fundo do mar. Essa fase pode durar vários anos durante o qual ela se alimenta e produz mais cifóstomas por brotamento. Em determinado momento ela para de se alimentar e sofre uma forma especial de brotamento, originando medusas jovens. Os brotos surgem na extremidade oral do corpo, e durante sua formação, em algumas espécies, ficam empilhados como pratos (estróbilo). Quando se destaca a medusa jovem (éfira) apresenta a forma medusóide rudimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário